• Rua Porto Alegre, 366, Bairro Estação, Portão
  • (51) 3562-5573
  • portao@sinodal.com.br

Confirmado: Sinodal é líder, de novo, do ranking do Enem no RS entre as particulares

O Sinodal consolidou sua liderança no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao ficar novamente em primeiro lugar como melhor média nas provas objetivas das provas aplicadas em 2016. A partir de 2017, o Ministério da Educação não divulga mais o ranking das escolas. Porém, a empresa de consultoria em educação Meritt, de Florianópolis (SC), realizou um rigoroso levantamento a partir de microdados do Enem 2016, divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, no último dia 28 de novembro. A partir dos microdados, a Meritt elaborou o ranking e a divulgação foi feita na noite de quinta-feira, 7.  Os microdados representam o maior nível de detalhamento em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio.

A média alcançada pelo Sinodal nas provas objetivas foi de 655 no exame de 2016, ficando em primeiro lugar no ranking da Meritt entre as particulares gaúchas e, em segundo lugar, considerando também as escolas públicas. As médias do Sinodal, segundo o ranking, foram: 626 (Linguagens), 724 (Matemática), 625 (Ciências Naturais) e 643 (Ciências Humanas). A primeira colocada gaúcha na classificação geral foi a Escola Politécnica de Santa Maria, com média nas objetivas de 667. No ano passado, o Sinodal já havia sido líder das particulares, mas com média nas objetivas um pouco abaixo: 653,20. Na prova de 2014, o Sinodal alcançou na média das objetivas 644,89. Ou seja, a escola vem subindo sua média nos últimos três anos.

Desde 2005, quando o ranking passou a ser divulgado, esta é a quarta vez que o Sinodal se posiciona em primeiro lugar com melhor média nas objetivas entre as escolas particulares gaúchas. "Este é o reflexo de uma escola que acredita em carga horária ampliada de estudos para seus alunos e investe forte em capacitação e estrutura para proporcionar resultados expressivos aos seus alunos, com foco para que eles sejam líderes na sociedade no futuro. Mas mais importante do que ficar em primeiro ou segundo, é que a escola se consolida com a melhor média entre as particulares desde que o ranking do Enem foi criado, em 2005", afirma o diretor-geral, Ivan Renner.

 

PORTÃO

O mesmo ranking divulgado nesta semana pela Meritt coloca a unidade de Portão do Colégio Sinodal em décimo lugar entre as escolas particulares gaúchas com melhor média nas provas objetivas do Enem 2016, com 635 pontos. As médias da escola por área de atuação foram: 616 (Linguagens), 662 (Matemática), 608 (Ciências Naturais) e 655 (Ciências Humanas).

 

Meritt

Conforme divulgado pela Meritt em seu site, com a intenção de promover nas escolas e na sociedade o uso de dados para a tomada de decisões em educação, o instituto vai produzir uma série de conteúdos inéditos, a partir dos microdados do Enem 2016. Alexandre Oliveira, responsável pela área de conteúdo da Meritt, destaca que a partir desses dados é possível a escola acessar uma riqueza de conhecimentos sobre o aprendizado dos seus alunos e compará-los ao de outras escolas de mesmo perfil. “Vejo o Enem como termômetro e seus dados como a temperatura de aprendizado dos alunos. A comparação com outras escolas, permite a comunidade ter mais um parâmetro externo de avaliação, evitando as distorções de um olhar autocentrado”.

A Meritt, segundo seu site, é uma startup fundada em 2010 comprometida com a missão de impactar a educação, ajudando escolas, redes e empresas a organizar e usar dados de avaliações. A empresa elaborou uma série de notas técnicas sobre o ranking. As informações podem ser acessadas no portal elaborado pela empresa: www.enemporescola.com.br.