• Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho
  • (51) 3592-1584
  • sinodal@sinodal.com.br

A escola

  • 07/10/2014

Escola. O que isso significa? Um espaço de vivências, de ensino, de educação. Mas o que mais? De formação cidadã, sim, afinal, a escola é responsável, juntamente com a família, por ajudar o aluno a constituir-se como cidadão, munido de valores que contribuirão para uma sociedade melhor.

Mas e se fossemos, além de formadores de cidadãos, transformadores? E se a escola fosse um espaço em que pudéssemos colocar em prática nossas ideias e atitudes com o objetivo de fazer deste mundo onde vivemos, de fato, um lugar melhor? A escola pode ser um espaço de criação, de autonomia? De transformação de cidadãos em protagonistas da sociedade? Pode! Nós fazemos isso.

História

Foi em meados de 1886 que o Sínodo Rio-Grandense, entidade composta por imigrantes e descendentes que cultivavam a religião evangélico luterana, começa a pensar a escola como um espaço em que pudesse ser oferecida a formação integral. Surgem então as escolas confessionais, com autonomia nos seus processos pedagógicos e administrativos; e formadoras, visando à formação integral do ser humano, preparando os alunos para exercer a liderança na sua comunidade. Anos depois, em maio de 1936, surge uma das primeiras escolas desta Rede Sinodal: o Centro de Ensino Médio Sinodal.

Hoje a escola tem duas unidades de ensino: Colégio Sinodal – São Leopoldo e Colégio Sinodal – Portão, mantidas pela Instituição Sinodal de Assistência de Educação e Cultura – ISAEC, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB.

Conheça nossa FILOSOFIA.

Compromissos

Formação e transformação. Nossos princípios filosóficos e pedagógicos fundamentam uma educação que desenvolve o senso crítico, a honestidade e a responsabilidade, desafiando a criatividade, valorizando a liberdade de expressão com respeito e civilidade, a sensibilidade, a autonomia, o espírito de independência, o raciocínio lógico e o amor pela natureza. Desta maneira, o Sinodal busca formar indivíduos que tenham uma participação construtiva na sociedade tanto no presente, enquanto cidadãos mirins e juvenis, quanto, e principalmente, no futuro, como cidadãos emancipados.

Espaço

A Unidade de Ensino Colégio Sinodal – São Leopoldo ocupa um espaço nobre na área do Morro do Espelho, próximo ao centro de São Leopoldo. A beleza natural do local e a constante preservação e valorização da fauna e da flora são fundamentais para que todos se sintam bem no local. O espaço escolar é amplo, as salas são arejadas e bem iluminadas, perfeitamente adequadas a uma produtiva aprendizagem. A Unidade de Ensino Colégio Sinodal – Portão dispõe de uma ampla área de 1,3 ha próximo ao centro da cidade de Portão. Vale ressaltar a boa estrutura, a beleza arquitetônica do prédio e o cuidado que a instituição teve em valorizar a iluminação natural em todas as salas de aulas.

Unidade São Leopoldo

Unidade Portão

Pedagógico

A linha pedagógica do Centro de Ensino Médio Sinodal, a partir dos pressupostos teóricos que a sustentam, opta por uma ação educativa de cunho sociointeracionista, que se dá, na construção do conhecimento, através de relações significativas entre professor/aluno e aluno/aluno e que prioriza a criatividade, o raciocínio lógico, a liberdade de expressão, o senso crítico, a sensibilidade, a liderança, a autonomia, a solidariedade e o espírito cristão.

Em 2001, a coletividade escolar definiu reflexivamente o seu Projeto Político Pedagógico, seus Planos de Estudos e o Regimento Escolar. Esses três documentos definem com minúcias as concepções e que tipo de aluno queremos formar no Centro de Ensino Médio Sinodal.

O Colégio Sinodal oferece:

- Berçário (até 2 anos)

- Infantil 1 (2 anos completos até o início do ano letivo)

- Infantil 2 (3 anos completos até o início do ano letivo)

- Infantil 3 (4 anos completos até o início do ano letivo)

- Infantil 4 (5 anos completos até o início do ano letivo)

- Turno Integral

  • Ensino Fundamental – EF – 8 anos (8ª série) e 9 anos (1º ao 7º ano) (saiba mais)

- Turno Integral (até o 4º ano) e Sinodal Bilíngue (1º e 2º ano)

SINODAL PORTÃO

A extensão da marca Sinodal chega até o município de Portão em 2008, para atender aos alunos da região do Vale do Sinos e Caí que buscavam alternativas de ensino de qualidade e excelência. Assim, a unidade oferece todas as possibilidades curriculares já existentes em São Leopoldo e traz ofertas inovadoras. A escola é uma das únicas da região a oferecer o Curso Técnico em Meio Ambiente, impulsionando seus alunos no mercado de trabalho e formando profissionais capacitados para atendê-lo.

- Infantil 3 (4 anos completos até o início do ano letivo)

- Infantil 4 (5 anos completos até o início do ano letivo)

 

Vídeos

  • 07/10/2014

    Conheça o Sinodal