• Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho
  • (51) 3592-1584
  • sinodal@sinodal.com.br

Mães de mamães também são homenageadas entre alunos do Infantil no Sinodal

Meias de lã confeccionadas à mão na Rússia por Kiakhalum Kurbanova, avó (ou babulya, em russo) de Gabriela de Figueiredo, 3 anos, aluna do Colégio Sinodal de São Leopoldo. Essa é apenas uma das curiosas peças artesanais da exposição que homenageia avós, bisavós e até tataravós na Semana do Dia das Mães da Educação Infantil do Sinodal. Desde a última quarta e até esta sexta-feira, o anfiteatro do Infantil abriga dezenas de itens que incluem pinturas de aquarela, peças de crochê ou tricô e diversas outras obras artesanais.

“Ser avó, hoje em dia, não é apenas ser mãe com açúcar. Envolve também tarefas de apoio ou logística aos pais, como trazer na escola, buscar, ajudar nas tarefas de casa. A importância das avós e avôs é cada vez maior entre as famílias no dia a dia. E como elas também são mães, decidimos neste ano inovar e homenageá-las na Semana do Dia das Mães”, conta a coordenadora da Educação Infantil do Sinodal, Sonia Pereira. Segundo ela, a recepção foi surpreendente.

“Muitas se emocionaram e contaram que se sentiam honradas em poder demonstrar legados artísticos aos netos ou bisnetos. Cada uma das peças tem uma rica e linda história. Mostra também as relações de afeto das famílias, o cuidado delas ao traçar cada ponto de crochê ou pincelada. E tudo isso vai ajudar a compor a memória de nossas crianças, em um importante movimento transgeracional”, explica Sonia.

Na manhã desta sexta, alunos do Infantil 4 visitaram a exposição e puderam trocar ideias sobre os itens de suas avós. Curiosos, eles tentavam entender como as peças foram feitas, em que ano, por qual avó ou bisa. “As avós e mamães também puderam visitar a exposição e a emoção foi muito grande. Foi nossa maneira de desejar um lindo Dia das Mães para todas elas”, ressalta a coordenadora.