• Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho
  • (51) 3592-1584
  • sinodal@sinodal.com.br

Mil alunos participam da Olimpíada de Matemática do Sinodal

Aproximadamente mil estudantes participaram nesta quarta-feira, 16, da 16ª edição da tradicional Olimpíada de Matemática do Colégio Sinodal. Promovida nas duas unidades da instituição, em São Leopoldo e Portão, a atividade teve 11 escolas participantes em São Leopoldo e 13 colégios em Portão. O gabarito será divulgado nos próximos dias. 

Segundo a coordenadora do evento de 2018, a professora Cátia Ciochetta Ghesla, a prova não tem objetivo de descobrir gênios, mas sim de promover o gosto pela matemática. "Os alunos aprendem a raciocinar durante as provas, também trabalham em duplas pra resolver os desafios, o aprendizado vai muito além", explica.

Participaram alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os alunos competem por série de ensino, ou seja, alunos do 6º ano concorrem somente com alunos do 6º ano; os de 7º ano concorrem somente com alunos do 7º ano; e assim por diante. Quando for o caso, alunos da 4ª série do Ensino Médio competem com alunos da 3ª série do Ensino Médio.

A Olimpíada de Matemática é constituída de 2 partes, com dez questões na primeira e cinco na segunda. Cada questão correta na primeira vale 0,5 ponto e na segunda vale um ponto.