• Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho
  • (51) 3592-1584
  • sinodal@sinodal.com.br

Nesta quarta tem a 16ª Olimpíada de Matemática do Sinodal

Nesta quarta-feira, 16 de maio, ocorre a 16ª edição da tradicional Olimpíada de Matemática do Colégio Sinodal. Promovida nas duas unidades da instituição, em São Leopoldo e Portão, reunirá este ano cerca de mil estudantes das redes pública e privada da região. O evento se inicia às 14 horas e seguirá até 16h30. Ao todo, estão inscritos 550 alunos de 13 escolas na unidade leopoldense e pouco mais de 400 estudantes de 13 colégios na unidade portonense.

Neste ano, a coordenadora geral do evento é a professora Cátia Ciochetta Ghesla. Segundo ela, o objetivo é promover o raciocínio e o gosto pela matemática. Poderão participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os alunos competirão por série de ensino, ou seja, alunos do 6º ano concorrem somente com alunos do 6º ano; os de 7º ano concorrem somente com alunos do 7º ano; e assim por diante. Quando for o caso, alunos da 4ª série do Ensino Médio competem com alunos da 3ª série do Ensino Médio.

A Olimpíada de Matemática será constituída de 3 partes: 1ª parte: 10 questões de múltipla escolha. Cada questão correta valerá 0,5 ponto. 2ª parte: 2 questões de resposta direta. Cada questão correta valerá 1 ponto. 3ª parte: 2 questões discursivas. Cada questão correta valerá 1,5 pontos.

Os alunos deverão estar no local 30 minutos antes da prova, e não será permitida a entrada de alunos atrasados. Para a realização da prova, cada aluno deverá trazer lápis, borracha e caneta. É permitido o uso de calculadora. O uso de telefone celular, mesmo na função calculadora, é terminantemente proibido. Não serão oferecidas fórmulas matemáticas, nem explicações referentes a qualquer questão, sendo que a interpretação dos enunciados é parte dos objetivos da prova.