• Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho
  • (51) 3592-1584
  • sinodal@sinodal.com.br

Voluntários na África contam experiências para alunos

Ana Carolina Ponte e Carlos Eduardo Araújo optaram por uma mudança radical em suas vidas. Eles deixaram a vida no Brasil para se dedicarem exclusivamente a trabalhos voluntários no continente africano, com recursos financeiros próprios. Lá, ficaram por 9 meses e percorreram 13 países, auxiliando em 8 projetos distintos (desde a construção de casas de barro à educação de crianças).

Neste mês, a dupla voltou ao Brasil e, a convite do professor de Biologia do Sinodal, Leonardo Stahnke, conversou nesta semana com estudantes de quatro turmas da primeira série do Ensino Médio. Na atividade, eles contaram todas as suas experiências, apresentaram fotos e curiosidades sobre as viagens e informações sobre a cultura africana. Também falaram sobre voluntariado e as vantagens de realizar esse tipo de ação.

Para o professor de História Roberto Poletto, que acompanhou a palestra, a compreensão do multiculturalismo mundial e da importância do respeito a essa diversidade foram pontos destacados na fala dos voluntários. “A experiência proporcionada aos alunos com a fala dos voluntários foi extremamente enriquecedora, primeiro por apresentar problemas reais que muitas vezes fogem de nosso campo de preocupações por estarem geograficamente distantes. Além disso, ajuda a compreender como é possível, com pequenos ou grandes gestos, ajudar  no desenvolvimento de pessoas e lugares necessitados", diz Poletto.