34º Congresso da Rede Sinodal de Educação: Professores participam de 50 oficinas sobre diferentes temáticas

Programação da tarde de sexta-feira ocorreu nas instalações do Sinodal e organizou grupos em minicursos

O 34º Congresso da Rede Sinodal de Educação, realizado de 18 a 20 de julho pelo Colégio Sinodal, contou com 50 opções de minicursos, workshops e oficinas na tarde de sexta-feira. Organizados em grupos, os mais de 920 profissionais de educação que participaram do evento puderam optar por diferentes possibilidades que integraram a programação. As temáticas priorizaram tendências em educação e oportunizaram a troca de experiências entre educadores de todo o país, além de contribuírem para a reflexão crítica sobre a prática pedagógica e o desenvolvimento de novas habilidades para os desafios da educação contemporânea. Essas atividades estiveram concentradas no Colégio Sinodal e ampliaram a abordagem do tema central do Congresso: “Conexões com o novo: pertencer, refletir, agir”.

Inovação

Um dos debates bastante presente ao longo do Congresso esteve relacionado à inovação na educação. Além de palestras, algumas oficinas também abordaram essa temática, como a explanação sobre o futuro das aulas nos próximos anos, conduzida pelo professor, pesquisador, escritor e conferencista, José Moran, Doutor em Comunicação e mentor de projetos de transformação na Educação, com ênfase em metodologias ativas, modelos híbridos, tecnologias digitais e projeto de vida.

A conversa ocorreu no Auditório Principal do Colégio Sinodal e destacou metodologias ativas como estratégias de potencializar as ações de ensino e aprendizagem por meio do envolvimento dos estudantes como atores do processo e não apenas como espectadores. “O mundo evoluiu muito para o digital e os estudantes não querem esperar a teoria para depois iniciar na prática. A atitude deles mudou, estão prontos para participar, com teoria e prática de forma simultânea”, exemplificou.

Moran reforçou que é preciso acolher e provocar, ter interesse pelas inquietações dos estudantes, com os professores indo além do papel de avaliar, mas também de fazer grandes perguntas, questionar e mostrar outras possibilidades. Nessa linha, ele também citou os impactos da tecnologia e inteligência artificial no futuro da educação. “Escola é um ecossistema complexo, não aceita novidades só porque são novos, não embarca como outros serviços. Escola é aprendizagem, é vida, e aprender e viver não se resolvem só com o digital. A escola faz uma ponte com o mundo do passado, trabalha no presente e aponta para o futuro, é um ecossistema híbrido. Todo o universo de possibilidades do digital são formas de ampliar, mas não de mexer no essencial”, enumerou.

Considerando a facilidade de acesso às informações por meio das tecnologias, o pesquisador reafirmou o papel dos professores nesse cenário. “Parte do que os professores faziam, hoje a tecnologia já faz e vai fazer ainda mais. Me parece que o fundamental da educação é ter pessoas realmente muito evoluídas como seres humanos, maduras, avançadas não só tecnologicamente, mas no desenvolvimento de todo seu potencial, que tem visão, acolhimento, compreensão da complexidade da vida, que sabem desenhar situações diferentes para momentos diferentes. E tudo isso será feito em diálogos com todas as possibilidades que estão aí. O professor será o grande articulador, que terá a capacidade de avançar, questionar e gerenciar isso. Cada vez mais vamos precisar de grandes professores”, concluiu.

Programação

A programação do Congresso teve continuidade na manhã de sábado, com a palestra “Conexões com o novo”, proferida pelo psicólogo, escritor e Doutor em Ciências da Educação, Alessandro Marimpietri; seguido da palestra “Nossa jornada”, com a Mestre e Doutora em Educação, professora Lúcia Schneider Hardt, que trouxe uma síntese das temáticas trabalhadas ao longo do evento; além de culto de encerramento, homenagens e agradecimentos.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

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