A Educação Infantil consiste na primeira etapa da trajetória escolar da pessoa. Na maioria das vezes, é nessa etapa que ocorre a primeira separação da criança com o vínculo afetivo da família para que o sujeito possa ser incorporado em um contexto de socialização mais estruturado. Há uma forte vinculação entre o educar e o cuidar, como algo inseparável no processo educativo.
Trata-se de um tempo de descoberta sobre si, sobre o outro, sobre as coisas e sobre o mundo. Para tanto, o currículo assegura os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento dessa etapa (conviver, brincar, participar, explorar, expressa e conhecer-se) e, por meio de práticas pedagógicas intencionais, busca oportunizar a experiência da criança com o espaço à sua volta. Dessa forma, vinculam-se as práticas de educar e de cuidar num ambiente e num tempo motivador que possa ser afetivo e lúdico e que considere as particularidades de cada sujeito. A partir dessa concepção, o sujeito é desafiado por meio das experiências a desenvolver suas habilidades e a ampliar seu repertório de conhecimento.
sinodal@sinodal.com.br
Av. Dr. Mário Sperb, 874
Morro do Espelho – São Leopoldo/RS
CEP: 93030-132