Entre os muitos diferenciais do Colégio Sinodal estão as oficinas oferecidas aos estudantes. Essas atividades são facultativas e permitem que os alunos complementem seu currículo com experiências em diversas áreas. Dessa forma, proporcionamos uma formação mais abrangente, que vai além do currículo tradicional.
A Oficina de Atletismo procura dar ênfase à parte técnica das provas dessa modalidade através de brincadeiras e atividades lúdicas. Possibilitamos ao aluno desenvolver as capacidades físicas de coordenação, força, agilidade, flexibilidade, resistência através de atividades diversificadas.
O Clube de Xadrez tem por finalidade despertar nos alunos o gosto pelo jogo, além de proporcionar melhora de raciocínio, concentração e atenção. São objetivos da oficina: introdução ao jogo e ao vocabulário, uso de notação e relógio, estudo de aberturas e finais, participação em torneios.
Fundado em 1976, o Coral Sol, Lá, Sinodal tem como objetivo desenvolver uma atividade prazerosa por meio da música, promovendo a saúde e a educação vocal, a autoestima, a desinibição e a socialização.
O Grupo escolhe grande parte do repertório e, com bom humor, cria performances no palco. Cantar e tocar em grupo, melhorar a organização, gestão de tempo, ensina a ser perseverante e tolerante. Aumenta o senso de responsabilidade, a autoestima e desinibição no palco.
Faça parte da oficina de Robótica e comece a desenvolver habilidades de engenharia e programação através de atividades práticas envolvendo a construção de robôs. A oficina é dividida em 3 níveis: Nível básico, Nível intermediário e nível avançado.
A atividade é destinada a todos aqueles alunos que querem um diferencial. Participar e atuar no desenvolvimento de projetos e atividades que terão como objetivo melhorar o dia-a-dia das pessoas, através de soluções criativas e inovadoras é o objetivo da oficina. Aprender conceitos do mercado de trabalho, economia, desenvolvimento de soluções, design thinking, marketing, relações interpessoais e geração de valor, sempre com foco na melhora da qualidade de vida das pessoas é o que desejamos trabalhar.
É o conjunto instrumental “preparatório” em que há a oportunidade de tocar peças especialmente adaptadas para o grupo. É necessário que o aluno interessado já tenha tocado o instrumento pelo menos durante um ou dois anos e que converse com seu professor de instrumento sobre o assunto. Haverá um período de teste para averiguar o nível musical do aluno e a possibilidade de participar ativamente do Conjunto.
A oficina se propõe a discutir a temática da sustentabilidade a partir de práticas cotidianas, dinâmicas, jogos, filmes e viagens de estudos conduzidos por meio da Educação Ambiental. As atividades também potencializarão o desenvolvimento de múltiplas habilidades necessárias à busca de soluções para os problemas ambientais locais, de modo que essas práticas possam tornar-se hábitos a serem apresentados em Mostras Científicas de diferentes âmbitos.
O Teatro desenvolve potencialidades criativas permitindo ao aluno evoluir a vários níveis na socialização, coordenação, memorização, vocabulário, na percepção, no relacionamento social e muitos outros. O INTESI – Intercâmbio de Teatro da Rede Sinodal de Educação – é um encontro anual que reúne vários grupos de teatro do Ensino Fundamental de escolas da Rede com o objetivo de trocar experiências e ampliar a visão cultural do aluno. Essa é uma oficina de montagem de espetáculo! Primeiramente acontece o trabalho como ator/atriz, focando no autoconhecimento, desenvolvendo expressividade e repertório cênico e, por fim, o ensaio de uma peça ou esquete teatral para apresentação no INTESI. Apenas um dos grupos das oficinas participará deste evento. Esse grupo será escolhido pela professora conforme a dedicação e desenvolvimento dos alunos.
O Grupo escolhe grande parte do repertório e, com bom humor, cria performances no palco. Cantar e tocar em grupo, melhorar a organização, gestão de tempo, ensina a ser perseverante e tolerante. Aumenta o senso de responsabilidade, a autoestima e desinibição no palco.
A oficina de Matemática Sinomat busca motivar os alunos de sexto e sétimo ano para o estudo e ampliação dos conhecimentos matemáticos, proporcionando um momento complementar para observar, refletir, discutir e aplicar saberes matemáticos. Desse modo, a oficina não tem como objetivo nem intenções de transformar-se num reforço de conteúdos de sala de aula. Atividades como matemágicas, teatro, origami e kirigami, cubo mágico, construção de móbiles e caleidoscópio, além de diversos projetos envolvendo educação financeira, Geometria e curiosidades matemáticas serão desenvolvidas ao longo do ano, sempre com a intenção de proporcionar uma vivência prazerosa com os conhecimentos matemáticos.
O conjunto proporciona um momento para a prática e para o crescimento em habilidades musicais. O repertório é variado e apresenta diferentes níveis de dificuldades, a fim de motivar o aluno a desenvolver-se individual e socialmente na música. Participação desse grupo SOMENTE mediante convite, pois é importante que o aluno já tenha participado anteriormente de prática em conjunto instrumental/orquestra ou que tenha um pouco mais de experiência no seu instrumento.
É o conjunto instrumental “preparatório” em que há a oportunidade de tocar peças especialmente adaptadas para o grupo. É necessário que o aluno interessado já tenha tocado o instrumento pelo menos durante um ou dois anos e que converse com seu professor de instrumento sobre o assunto. Haverá um período de teste para averiguar o nível musical do aluno e a possibilidade de participar ativamente do Conjunto.
O coro juvenil traz na prática do canto a quatro vozes a possibilidade de desenvolver e cuidar da voz, fazer amigos, compartilhar bons momentos estudando um repertório variado, contemplando diferentes períodos e gêneros musicais. Os alunos do Coral têm a oportunidade de participar do Encontro Nacional de Coros, promovido pela Rede Sinodal de Educação. Este evento acontece todos os anos em uma escola da Rede Sinodal diferente e tem a duração de dois dias.
O Grupo de Debates é uma atividade destinada aos alunos d a 3ª. série do Ensino Médio que se inscrevem e passam por seleção organizada pela coordenação pedagógica e pelo professor coordenador, Roberto Poletto. O objetivo é abrir aos alunos um espaço de reflexão sobre temas da atualidade brasileira e mundial com o intuito de ampliar seus olhares e suas capacidades argumentativas sobre problemas da contemporaneidade, demandas fundamentais em nossa sociedade para funções relativas ao mundo do trabalho, bem como para o exercício crítico de nossa cidadania.
Faça parte da oficina de Robótica e comece a desenvolver habilidades de engenharia e programação através de atividades práticas envolvendo a construção de robôs. A oficina é dividida em níveis de conhecimento, sendo o nível básico destinado para todos aqueles alunos que não possuem experiência com robótica e estão querendo ingressar no mundo da tecnologia. Há o nível intermediário e o nível avançado, este último destinado aos alunos que já possuem experiência com robótica e integram a equipe de Robótica do Colégio Sinodal em eventos e competições de nível nacional e internacional.
A oficina trata tópicos de preparação para olimpíadas e algum conteúdo de Matemática mais específico, cujo objetivo é o enriquecimento curricular. As atividades a serem desenvolvidas devem envolver contextos e situações para que os alunos possam rever e/ou aprofundar conceitos e procedimentos matemáticos já estudados, por meio de metodologias diferenciadas e inovadoras como a resolução de problemas, história da Matemática, novas tecnologias e projetos; identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
A atividade é destinada a todos aqueles alunos que querem um diferencial. Participar e atuar no desenvolvimento de projetos e atividades que terão como objetivo melhorar o dia-a-dia das pessoas, através de soluções criativas e inovadoras é o objetivo da oficina. Aprender conceitos do mercado de trabalho, economia, desenvolvimento de soluções, design thinking, marketing, relações interpessoais e geração de valor, sempre com foco na melhora da qualidade de vida das pessoas é o que desejamos trabalhar.
A oficina se propõe a discutir a temática da sustentabilidade a partir de práticas cotidianas, dinâmicas, jogos, filmes e viagens de estudos conduzidos por meio da Educação Ambiental. As atividades também potencializarão o desenvolvimento de múltiplas habilidades necessárias à busca de soluções para os problemas ambientais locais, de modo que essas práticas possam tornar-se hábitos a serem apresentados em Mostras Científicas de diferentes âmbitos.
O Teatro desenvolve potencialidades criativas permitindo ao aluno evoluir a vários níveis na socialização, coordenação, memorização, vocabulário, na percepção, no relacionamento social e muitos outros. A ATESE – Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação – é um evento anual com duração de três dias que reúne vários grupos de teatro do Ensino Médio de escolas da Rede Sinodal de Educação, objetivando a troca de experiências e ampliando a visão cultural do aluno. Esta é uma oficina de montagem de espetáculo! Primeiramente acontece o trabalho como ator/atriz, focando no autoconhecimento e desenvolvendo expressividade e repertório cênico, por fim, a escolha e o ensaio de uma peça teatral a ser apresentada na ATESE.
Oficina de criação e realização audiovisual, onde os alunos têm a oportunidade de trabalhar habilidades criativas e organizacionais. Cobrimos toda a extensão da atividade cinematográfica e seus fundamentos, da elaboração do roteiro até a montagem, passando pela filmagem. Os trabalhos feitos pelos alunos participam de mostras e sessões abertas ao público.
sinodal@sinodal.com.br
Av. Dr. Mário Sperb, 874
Morro do Espelho – São Leopoldo/RS
CEP: 93030-132